15 janeiro 2013

O Desafio da Lição de Casa



Engana-se quem pensa que a lição de casa é uma atividade simples e fácil. Neste post falaremos das dificuldades enfrentadas quando a lição de casa é aplicada corretamente. Infelizmente, muitos educadores ainda usam a lição de casa como recurso para deixar os alunos ocupados em sua residência. Isso não pode mais ser aceito. A lição de casa é um recurso muito rico quando usado corretamente, e tem, por objetivos, complementar o conteúdo trabalhado em sala e detectar os avanços e dificuldades dos alunos.
O ideal é que todas as atividades de casa sejam realizadas em forma de pesquisa, dispensando a cópia, para complementar o aprendido em sala de aula. Veja os exemplos:
 Em forma de cópia:

 
Em forma de pesquisa:
Outro erro cometido diariamente são as correções, muitas vezes, realizadas fora dos horários de aula, seja na ausência ou mesmo na presença dos alunos, porém sem a revisão do que foi respondido (marcar um “certo” ou “errado”, sem questionar as respostas). Também não convém que as correções sejam as mesmas todos os dias, pois é preciso variar conforme os objetivos. Veja alguns exemplos de correções:

  • Coletiva: cada aluno compara as suas respostas com as dos colegas.
  • Em dupla: os alunos avaliam o seu trabalho de acordo com um roteiro, e relatam o que precisa ser melhorado.
  • Individual: diante de uma sala numerosa, é difícil corrigir atividade por atividade, pode-se dividir os alunos em grupos, corrigindo as atividades de cada grupo em um dia.
Para finalizar, ainda existe (ainda?) um problema que incomoda muita gente, que é quando os pais fazem a lição de casa dos seus filhos, não deixando que os alunos mostrem aquilo que sabem. Isso pode ser evitado caso seja esclarecido na reunião de pais quais são as finalidades da lição de casa para evitar problemas futuros.
 

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