12 dezembro 2012

Por que você escolheu Pedagogia?


Memes e piadinhas a parte. O assunto é bem sério, eu mesma já vi pessoas falando isso durante entrevista de emprego. Escolher ser pedagoga somente porque gosta de crianças não é, e nunca vai ser suficiente. Alias acima de tudo é preciso estar ciente de que o centro de nossa prática é a EDUCAÇÃO, se só gostar de crianças fosse requesito principal, nem precisaríamos de anos de faculdade, ser babá é muito mais fácil. Para ser educadora é necessário muito mais, é preciso saber que não são apenas crianças que precisam de educação/ensino. Sem contar que a prática educativa vai muito além da docência, quando se escolhe pedagogia, você é habilitado para trabalhar com a educação, e a partir daí, abre-se um leque de opções de áreas para se atuar, como por exemplo:
*A pedagogia empresarial;
*pedagogia hospitalar;
*pedagogia ambiental;
*psicopedagogia;
*educação especial/especializada;
*orientação educacional;
*educação de jovens e adultos;
*desenvolvimento de material didático (livros, apostilas, jogos e materiais diversos)
*gestão e supervisão escolar;
*docência (educação infantil e ensino fundamental) que ainda é a área com mais vagas no mercado de trabalho.
Ainda com o complemento de uma pós graduação pode-se estender ainda mais esse leque.
Então não passa de uma grande falta de informação, achar que para ser educador, é necessário apenas gostar de crianças. Assim como para ser médico, não é necessário apenas ter sangue frio, ou para ser administrador é preciso apenas gostar de contas.

“É claro que o estudo é importantíssimo, e sua continuação é primordial para as fundamentações (...) saber adaptar a sua área de formação às áreas que se dispõe a pesquisar é muito mais importante do que escolher uma única área e seguir só por ela, como uma toupeira, fechando os olhos para tudo que “não seja da área””.
Lou de Oliver

3 comentários:

  1. Por mais engraçado que seja é muito sério isso. Infelizmente respostas como essas acabam fazendo com que o curso de pedagogia continue tendo o status de ruim.

    ResponderExcluir
  2. Ctza vc descreveu muito bem a realidade dos fatos !

    ResponderExcluir
  3. Ctza... você descreveu muito bem a realizade dos fatos ! Parabens !

    ResponderExcluir

O que você achou dessa postagem?
Comente!