09 dezembro 2012

Filme "Meu nome é Khan" - Autismo/Asperger


É a estória de Rizwan Khan. Ele vive com a mãe, e com o irmão, Zakir, numa típica família muçulmana de classe média em Mumbai. Rizwan tem uma atenção especial da mãe porque nasceu com autismo. Apesar do problema, ele foi abençoado com uma extraordinária habilidade mecânica e excelente memória.

Após vários acontecimentos Rizwan vai para a América e conhece Mandira, eles ficam amigos, e da amizade nasce o amor. Rizwan briga com o irmão para ter o direito de se casar com uma mulher hindu divorciada. Mas o amor vence todos os tabus, e eles formam um casal feliz, junto com o filho de Mandira, Sameer. A felicidade do casal é interrompida pela queda dos edifícios no atentado do dia 11 de setembro. Esse drástico atentado inicia uma onda de ódio contra os muçulmanos dos EUA. Vários acontecimentos fazem surgir um final surpreendente!

Para uma pessoa que não conhece um autista, as características de Khan podem passar batidas. Mas para quem conhece, é incrível como vamos identificando os trejeitos de algum autista do nosso convívio. Também é interessante para quem não conhece um autista adulto, (muitos educadores só conhecem crianças), então passamos a ter ideia de como aquela criança ira se portar quando adulto (respeitando as individualidades), e ter perspectivas de uma vida comum e ativa. Disseram-me que esse filme é muito indicado para mães que descobrem que seus filhos são portadores de autismo/Asperger.

Eu super recomendo essa filme, não somente pelo diagnóstico que envolve a trama, mas também pela belíssima história de vida e pela incrível mensagem que o filme passa.

Você pode assistir esse filme online no seguinte link:
Meu Nome é Khan - Legendado

2 comentários:

  1. Chorei muito com esse filme!!!

    ResponderExcluir
  2. Recomendo! Uma história simples com uma grande lição de vida...

    ResponderExcluir

O que você achou dessa postagem?
Comente!