30 março 2013

Fábulas em sala de aula


a lebre e a tartarugaA Fábula é uma narrativa curta, normalmente em prosa ou em verso, onde suas personagens são animais que pensam, sentem e agem como se fossem pessoas, assumindo um comportamento humano, revelando questões vinculadas às relações éticas e comportamentais. As fábulas mais conhecidas e usadas em sala de aula são as de Esopo e La Fontaine*, afinal de contas quem nunca ouviu falar da Cigarra e a Formiga, a Raposa e as uvas, a Tartaruga e a Lebre, entre outras.
Via de regra, as fábulas possuem uma “moral” no final da história. Elas podem ser usadas de forma positiva em sala de aula,  como meio de fazer a criança refletir diante de alguns comportamentos morais e éticos das personagens da fábula. Sendo possível, sim, melhorar o comportamento de nossos alunos diante de situações cotidianas. 

O nosso Blog indica o livro Fábulas de Monteiro Lobato, onde o autor reescreve as velhas fábulas de Esopo e La Fontaine, com um toque especial, são comentadas o tempo todo, e até criticadas pelas nossas velhas conhecidas personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.
fabulas monteiro lobato

*A Esopo (620—560 a.C.), foram creditadas várias fábulas, ele era um escravo e contador de histórias que viveu na Grécia Antiga. Foi quem primeiro introduziu o gênero a literatura. Sendo retomada por vários escritores no século XVII, onde o escritor Jean de La Fontaine foi o responsável pelo redirecionamento e renovação deste gênero.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa postagem?
Comente!