25 fevereiro 2013

Contação de Histórias - Entrevista com Rodrigo Libanio


Era uma vez... Pronto, todos nós sabemos que a história vai começar. Contar histórias é um ato histórico e fundamental na formação educacional da criança praticado na educação infantil, pode-se dizer que, desde sempre. Através da narrativa transmitimos também sentimentos e emoções que ficam guardadas na memória dos pequenos desde muito cedo. A história consegue montar um mundo lúdico em que a criança irá se identificar com algo que é particular seu. Também é um fator de cura, onde a criança supera traumas e entender sentimentos, aprendem a lidar com as dificuldades da vida. Além disso, vale destacar que o uso do faz-de-conta contribui no desenvolvimento da criatividade e demais aspectos cognitivos do ser humano, logo é dever do educador explorar a ludicidade a favor do aprendizado.
Contar histórias é uma arte, e eu não consigo pensar em alguém que domine essa arte tão bem quanto o contador Rodrigo Líbanio. Rodrigo se apresenta em livrarias, bibliotecas, escolas e outros lugares de São Paulo e região, conta histórias para crianças e adultos, como também trabalha com a formação de professores para o ato de contar. Abaixo segue entrevista que o Blog Olhar de Educadora fez com Rodrigo:


rodrigo libanio


Há quantos anos você conta histórias? E como tudo isso começou?
Histórias nas escolas desde 2002, mas pra minha mãe pra me livrar do chinelo há quase 36 anos. Começou com meu avô em Minas Gerais cidade de Pouso Alegre, fazendeiro, sentava nas praças públicas da cidade e contava histórias da mata, da roça, minha mãe professora, hoje aposentada da prefeitura contava a seus alunos e filhos, e eu segui a mesma linha.

Que tipo de histórias você mais gosta de contar?
Gosto de contar histórias infantis para o público adulto, é um uso fascinante.

Existe algum tipo de termômetro para saber se o público está gostando da história?
O termômetro quem faz é o contador, se eu estiver bem, o público estará bem comigo.
rodrigo libanio


Com um olhar de educador, qual é a importância de contar histórias para uma criança?
A importância da história... Cada vez mais precisamos ouvir a pessoa, a criança, o adulto, o idoso. A conversa de porta de casa, o abraço a integração entre as pessoas. Hoje em dia tudo é muito individual, a pessoa entra no seu computador, no seu fone de ouvido, e esquece de se comunicar através da palavra. Contar uma historia não é só importante para a criança, para o adulto também, em escolas, empresas, a comunicação entre as pessoas, o olhar nos olhos, o calor humano algo que tínhamos, e temos que vivenciar e resgatar a imaginação das pessoas, o lúdico através de histórias.

rodrigo libanio
Tem alguma frase que você queira deixar para os leitores do blog?
Uma frase que posso deixar de bom para as pessoas sem saber quem são... Sorria, tenha paixão pela sua profissão, eu adoro o que faço por isso eu não trabalho, me divirto.








rodrigo libanio



Contatos:
Fone: (+55) 11 2994 1576 (+55) 11 9825 3377
Email: contato@rodrigolibanio.com.br
Face: www.facebook.com/rodrigo.libanio.7
http://www.rodrigolibanio.com.br/

Um comentário:

  1. PARABÉNS,RODRIGO QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E QUE VOCÊ POSSA CONTINUAR SEMPRE ENCANTANDO-NOS COM SUAS HISTÓRIAS.
    UM ABRAÇO LUCICLEIDE

    ResponderExcluir

O que você achou dessa postagem?
Comente!