No mundo da educação é recorrente ouvir conceitos equivocados e sem comprovação, esses são difundidos e reforçados para justificar algumas práticas. Convidamos você, caro leitor, à refletir sobre tais mitos, porém só a cabe à você desmistificá-los para eliminar falsos obstáculos na sua prática e oferecer um ensino diferente e, com certeza melhor.
1- Para
ser um bom professor é preciso ter dom e vocação.
A docência não é uma capacidade inata, é sim uma carreira que necessita de uma boa formação com domínio de aspectos teóricos e práticos. Não é admissível que alguém lecione apenas porque gosta de crianças ou acha que leva jeito. A docência exige conhecimentos científicos, somente com estudos constantes, planejamento e dedicação, é possível ser um bom professor.
A docência não é uma capacidade inata, é sim uma carreira que necessita de uma boa formação com domínio de aspectos teóricos e práticos. Não é admissível que alguém lecione apenas porque gosta de crianças ou acha que leva jeito. A docência exige conhecimentos científicos, somente com estudos constantes, planejamento e dedicação, é possível ser um bom professor.
2- A
função mais importante da escola é formar cidadãos.
O formar de cidadãos seria uma função de dimensões extracurriculares, e não pode tomar mais tempo e energia dos educadores como atividades básicas como, por exemplo, a alfabetização e os conteúdos das demais disciplinas. Ninguém é cidadão, de corpo inteiro, se não conhecer a língua e a história, a matemática e as ciências, a filosofia e as artes. Outras instituições além da escola, como espaços culturais, podem contribuir com a aprendizagem de aspectos relacionados à cidadania e cultura.
O formar de cidadãos seria uma função de dimensões extracurriculares, e não pode tomar mais tempo e energia dos educadores como atividades básicas como, por exemplo, a alfabetização e os conteúdos das demais disciplinas. Ninguém é cidadão, de corpo inteiro, se não conhecer a língua e a história, a matemática e as ciências, a filosofia e as artes. Outras instituições além da escola, como espaços culturais, podem contribuir com a aprendizagem de aspectos relacionados à cidadania e cultura.
3- Criança pobre não aprende.
Todos podem aprender independentemente de sua condição socioeconômica. Muitos ainda chegam à escola sem nunca ter tido acesso a livros, revistas e jornais, por exemplo. Entretanto, não é motivo para que haja dificuldades na compreensão dos conteúdos. A escola é, por excelência, o espaço da garantia da aprendizagem. Se o contexto social dos alunos não contribui, cabe a ela proporcionar as oportunidades necessárias.
Todos podem aprender independentemente de sua condição socioeconômica. Muitos ainda chegam à escola sem nunca ter tido acesso a livros, revistas e jornais, por exemplo. Entretanto, não é motivo para que haja dificuldades na compreensão dos conteúdos. A escola é, por excelência, o espaço da garantia da aprendizagem. Se o contexto social dos alunos não contribui, cabe a ela proporcionar as oportunidades necessárias.
4- A
repetência sempre melhora o desempenho.
Vários estudos apontam que a reprovação tem um alto custo educacional. Quanto mais o estudante repete, maiores as possibilidades de que ele seja reprovado novamente ou abandone a escola. Repetência não é sinônimo de aprendizagem, principalmente, por que o problema pode estar no próprio sistema falho de ensino. A saída seria: verificar a dificuldade durante o ano, não somente ao final dele, e adotar diferentes estratégias de ensino para que quem apresente dificuldades, possam se recuperar durante o ano letivo.
Vários estudos apontam que a reprovação tem um alto custo educacional. Quanto mais o estudante repete, maiores as possibilidades de que ele seja reprovado novamente ou abandone a escola. Repetência não é sinônimo de aprendizagem, principalmente, por que o problema pode estar no próprio sistema falho de ensino. A saída seria: verificar a dificuldade durante o ano, não somente ao final dele, e adotar diferentes estratégias de ensino para que quem apresente dificuldades, possam se recuperar durante o ano letivo.
5- Atividade
em grupo sempre gera indisciplina.
O movimento em classe e a troca de ideias podem gerar barulho, mas isso não é sinônimo de desordem. Muitas vezes, um ambiente quieto e o "bom comportamento" podem esconder dúvidas e problemas de aprendizagem. Uma atividade em grupo pode ser a maneira mais eficiente para trazer melhores condições de aprendizado. Quando os alunos interagem, acontece a cooperação, que possibilita que eles entendam pontos de vista mais próximos dos seus, e até revejam seus argumentos. Se bem dirigida e motivada, é grande a possibilidade de bons resultados.
O movimento em classe e a troca de ideias podem gerar barulho, mas isso não é sinônimo de desordem. Muitas vezes, um ambiente quieto e o "bom comportamento" podem esconder dúvidas e problemas de aprendizagem. Uma atividade em grupo pode ser a maneira mais eficiente para trazer melhores condições de aprendizado. Quando os alunos interagem, acontece a cooperação, que possibilita que eles entendam pontos de vista mais próximos dos seus, e até revejam seus argumentos. Se bem dirigida e motivada, é grande a possibilidade de bons resultados.
Referência: Revista Nova Escola, Ano XXVI - N°240 - Março de 2011.
Realmente, para ser educador não é necessário ter dom, mas sim, estudar muito.
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